Comer vendo filmes de terror emagrecem; os de ação engordam; entenda o porquê

Atividade paranormal foi um dos 10 filmes usados no experimento. Ele foi responsável pela perda de 111 calorias

Pesquisa da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, revelou que comer vendo filmes que causam ansiedade, como os de ação, aumentam em 65% a ingestão de calorias, em comparação a outros programas mais “calmos”, como entrevistas.

Uma das explicações da descoberta, publicadas na revista científica JAMA Internal Medicine, é que as pessoas beliscam muito mais durante os filmes de ação.

Além disso, diante desse tipo de programação, a preferência é por comidas mais calóricas, que dão prazer (com muito açúcar, sódio, gorduras, aromatizantes), mas com pouco valor nutricional, contribuindo para o aumento de peso.

Já os pesquisadores da Universidade de Westminster, em Londres, garantem que os filmes de terror podem ter o efeito contrário.

Ao analisar os batimentos cardíacos e o volume de oxigênio de uma plateia durante a exibição de filmes que causam susto, eles concluíram que o sentimento de medo provoca a liberação de adrenalina, o que aumenta o ritmo do metabolismo, diminui o apetite, e queima calorias (113 calorias em 90 minutos)

De modo geral, psicólogos e nutricionistas especializados em comportamento alimentar alertam que comer vendo tv (ao celular, dentre outros aparelhos) é um hábito que tende a prejudicar a saúde, independente da programação, porque altera a sensação de saciedade em razão da distração.

O ideal, nessas horas, é optar por escolhas mais saudáveis, o que significa menos embalagens e mais produtos naturais – frutas, legumes, verduras, castanhas, cereais integrais, etc.

Também é importante pensar na quantidade. Terrorismo nutricional é proibido, mas se empanturrar também não é uma boa.

Eu sei que comer uma maçã, um sanduíche integral com ricota e frango desfiado, ou se lambuzar com um chocolate 75% cacau assistindo John Wick 4 pode não combinar muito.

Mas se você tentar algumas mudanças, na qualidade e quantidade, o shape e a saúde mental vão agradecer. Pense nisso.

Confira a lista de filmes que foram usados no experimento e veja quantas calorias foram queimadas ao assistir cada um deles:

– “O Iluminado” – 184 calorias
– “Tubarão” – 161 calorias
– “O exorcista” – 158 calorias
– “Alien” – 152 calorias
– “Jogos mortais” – 133 calorias
– “A hora do pesadelo” – 118 calorias
– “Atividade paranormal” – 111 calorias
– “Bruxa de Blair” – 105 calorias
– “O massacre da serra elétrica” – 107 calorias
– “[Rec]” – 101 calorias

#JohnWick4  #sexta-feira13  #obesidade  #nutrição  #fimesdeação  #filmesdeterror  #ação #terror #medo #susto #psicologia #nutrição #tcc #terapiacognitiva #cinema