Por que momentos de lazer são tão importantes para a saúde mental?

A falta de lazer aumenta do cortisol, hormônio do estresse, que provoca fadiga física e psicológica

Sabia que para aumentar as chances de ficar livre de problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, é necessário aproveitar de forma prazerosa os momentos de folga das atividades de trabalho?

Ou seja, precisamos de momentos de descontração para que o cérebro ‘descanse’ das atividades estressantes que consomem nossa energia.

Sendo assim, qualquer prática saudável – aquilo que te deixa feliz – deve ser incorporada à rotina, semanalmente.

Um dos perigos de não descansar adequadamente do trabalho semanal é o aumento do estresse e, consequentemente, do cortisol, um hormônio que, em níveis elevados, altera a produção e ação de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, como serotonina, dopamina, e noradrenalina.

Vale lembrar que esses neurotransmissores liberados espontaneamente no cérebro após momentos de prazer são os mesmos gerados com a ingestão de antidepressivos como Fluoxetina (prozac), Sertralina (zoloft), Paroxetina, Citalopram, Bupropiona, Donaren, dentre outros psicofármacos

Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol alto também provoca fadiga física e psicológica.

É importante ressaltar que o lazer não está relacionado com altos investimentos de dinheiro, por meio de viagens caras, comer nos melhores restaurantes, comprar roupas de marca, etc.

Para sentir os benefícios de aproveitar a vida longe do trabalho só é necessário fazer aquilo que dá prazer (o que te deixa feliz?), mas que, muitas vezes, fica deixado de lado por causa das obrigações.

Dentre as sugestões estão ir à praia, caminhar, correr, ler um livro, cantar, dançar, pegar um cinema, barzinho, cozinhar, convidar bons amigos para alguma atividade … Lembre-se de algo que te deixa “de boa” e faça.

Qual a sua dica para aproveitar a vida longe do trabalho sem gastar muito? escreve aí nos comentários 😉

#dicasdelazer #lazer #depressão #ansiedade #serotonina #dopamina #noradrenalina #prazer #dicasdesaúde #saúdemental #saúdefísica