Está tendo problemas com o peso? conheça o mindful eating para entender o porquê você come o que come

O Mindful Eating é uma ferramenta que visa promover uma alimentação consciente, com atenção as escolhas alimentares, sensações emocionais e sinais físicos de fome e saciedade.

Você já dever ter ouvido falar em mindfulness, um conjunto de técnicas e métodos hoje associado a muitos indicadores de saúde física e psicológica.

E mindful eating? Trata-se de uma versão do mindfulness que ensina as pessoas a comer com atenção plena e consciência, ajudando seus praticantes a evitar o ato de se alimentar somente por impulso emocional (só para obter prazer) ou por hábito (mesmo sem fome).

Isso acontece porque o método ajuda a entender os gatilhos que levam a pessoa ao excesso alimentar, uma das portas de entrada para transtornos alimentares, como Anorexia, Bulimia, Transtorno de Compulsão Alimentar, dentre outros.

Jon Kabat-Zinn, médico americano que trouxe o conceito do mindfulness para a psicologia e nutrição, explica em seus estudos que as técnicas do mindful eating não visam o emagrecimento, mas isso acaba acontecendo porque elas modificam a forma de se comportar diante dos alimentos de maneira prazerosa e consciente.

Para tanto, o mindful eating estuda a relação entre alimentação e as emoções no intuito ajudar de promover escolhas mais conscientes, saudáveis e equilibradas, evitando comportamentos alimentares disfuncionais que geralmente levam à obesidade, por exemplo.

A doutora em psicologia, Liane Dahás, uma das autoras do livro Ciência do Comportamento Alimentar, explica que o treino do mindful eating pode ser realizado, no consultório, com a apresentação de diferentes alimentos, conhecidos ou desconhecido pelo cliente, com diferentes cheiros, formas e texturas, de olhos vendados ou não.

Em seguida o paciente é orientado a aplicar essa e outras técnicas no dia a dia, seguindo regras de aceitação, desapego e compromisso. A psicóloga afirma que a experiência “auxilia no fortalecimento da consciência de si, na autopercepção e na flexibilidade em experimentar diferentes sabores”.

A prática tem sido utilizada por psicólogos cognitivos-comportamentais e por nutricionista e parte do princípio de que o ato de comer deve estar atrelado a quatro elementos: saborear, observar, estar presente no momento e não julgar.


#mindfulness #mindfuleating #JonKabat-Zinn #transtornoalimentar #obsidade #fome #mastigação #anorexia, #bulimia